Princípios do NMS

Porque estamos aqui?

A Câmara Municipal de Seia envolveu-se no processo de Agenda 21 Local (A21L) que está a ser implementado desde Outubro de 2010. A A21L mais não é do que um compromisso internacional subscrito por inúmeras cidades em todo o Mundo inclusive pela cidade de Seia. Neste, a autarquia compromete-se a trabalhar com os cidadãos e organizações locais de modo a assegurar que o actual modo de vida em Seia não empenhe o futuro das próximas gerações, quer em termos de disponibilidade de recursos naturais, quer em termos da qualidade de vida, quer em termos de oportunidades.

Como chegamos até aqui?

Várias são as formas de construir uma cidade mais sustentável e Seia usará vários métodos em simultâneo. Mas está comprovado pela experiência que uma das formas mais eficazes de atingir a sustentabilidade é envolver os cidadãos. Por isso nasce o Novo Mercado de Seia (NMS). Os seus pilares são fortalecer a cidadania activa, cultivar o espírito de pertença, valorizar o espírito criativo e de iniciativa, contribuir para a animação da cidade e aproximar os senenses de uma vida mais sustentável.

O NMS é um espaço físico à disposição dos Senenses que acolhe as ideias, os projectos, os movimentos dos cidadãos, onde podem simplesmente mostrar, partilhar, conviver, apreender, criar, inovar!

O NMS rege-se por quatro princípios básicos:

 1. É sustentável.

No NMS serão claramente prioritários os produtos e iniciativas locais, elaborados em igualdade de oportunidades, com redução do impacto ambiental e/ou reutilização de materiais, promotores de um modo de vida mais saudável e equilibrado, inovadores e criativos.

 2. É o ponto de encontro da cidadania activa.

O NMS destina-se principalmente aos Senenses, aos cidadãos, para que juntos possam construir uma cidade mais activa, mais estimulante, mais inclusiva e intrinsecamente mais sustentável.

 3. É não lucrativo.

O espaço não foi criado para beneficiar actividades e entidades com fins lucrativos. Não significa que não sejam vendidos objectos e/ou serviços no NMS.

 4. É diverso.

O NMS favorece a diversidade: de ideias, pessoas, abordagens, produtos…

Anúncios