Escolha uma ideia

Seia, Comunidade Participativa

A equipa de trabalho da Agenda 21 Local de Seia realizou a pré-seleção das ideias submetidas a concurso de acordo com os  critérios previamente estabelecidos no Regulamento do Concurso “Seia, Comunidade Participativa”. De forma a apresentar sucintamente as ideias que passam à fase de votação popular, realizaram-se resumos com base na informação submetida pelos concorrentes.

NÃO SE ESQUEÇA: As ideias aqui apresentadas poderão ser votadas e debatidas no dia 30 de maio 2013, no encontro que decorrerá na Casa Municipal da Cultura de Seia, pelas 21h00. Destas, serão escolhidas DUAS ideias para implementação imediata.

As ideias são apresentadas por ordem alfabética do nome do autor. (*) Parceiros referidos explicitamente na proposta submetida, além da própria Câmara Municipal de Seia.

xx

1. Nome: Alberto Trindade Martinho (representante do grupo)

Nome do projeto: Circuitos históricos da Herança Judaica

Ideia: Potenciar o património material e imaterial associado à Herança Judaica no concelho de Seia (ex.: marcas cruciformes) através da criação de circuitos nas aldeias do concelho, que contemplem igualmente as componentes de gastronomia, artesanato, atividades culturais.

Parceiros a envolver*: Comunidade Judaica Portuguesa

Enquadramento temporal: Curto prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite valorizar o património local e dinamizar a economia local.

[ideia submetida]

xx

2. Nome: Ana Campos

Nome do projeto: Sem Espinhas, Semana do Peixe em Seia

Ideia: Estabelecer uma conexão entre a Serra (Seia) e o Mar (Sesimbra) no sentido de criar uma relação dinâmica entre o interior e o litoral. Organizar uma ação inusitada – “Sem Espinhas, Semana do Peixe em Seia” – que inaugure esta relação e leve até à Serra os produtos gourmet do Mar (peixe seco, conservas). Com esta ação, que desloca um produto para fora do seu ambiente natural, espera-se atrair os residentes e visitantes e potenciar a maridagem entre produtos locais e do mar. Abre-se a possibilidade de estabelecer uma empresa de conservas gourmet no concelho de Seia.

Parceiros a envolver*: Câmara Municipal de Sesimbra, empresas conserveiras e empresas de Seia

Enquadramento temporal: Curto prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite valorizar produtos locais e dinamizar a economia local.

[ideia submetida]

xx

3. Nome: Ana Campos

Nome do projeto: Festival do Pão

Ideia: Estabelecer uma conexão entre a Serra (Seia) e o Mar (Sesimbra) no sentido de criar uma relação dinâmica entre o interior e o litoral. A implementação da marca Museu do Pão em Sesimbra, como loja de venda de produtos regionais da Serra da Estrela. Bem como a dinamização de atividades culturais relativas à produção do pão, nomeadamente visitas de estudo a Museus em Sesimbra (Moagem de Sampaio e Moinho do Outeiro). Numa parceria entre ambas as Câmara Municipais, já que ambos os concelhos têm tradição na produção do pão. Tudo insto integrando e integrado no Festival do Pão a realizar em Seia.

Parceiros a envolver*: Câmara Municipal de Sesimbra, Museu do Pão, empresas conserveiras e empresas de Seia

Enquadramento temporal: Curto prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite valorizar produtos locais, aumentando a sua presença em pontos de venda e indiretamente dinamizar a economia local.

[ideia submetida]

xx

4. Nome: Anabela Espirito Santo

Nome do projeto: Horto biológico

Ideia: Estabelecimento de um espaço com múltiplas valências: produção de plantas nativas da Serra e hortícolas para comercialização; produção de composto orgânico; consultoria em jardinagem e horticultura; espaço demonstrativo de plantas da Serra (e suas vantagens em jardins); hortas comunitárias e terapêuticas; espaço de venda de produtos; oficinas e cursos.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Médio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite proteger os bens da natureza, promover o consumo sustentável, criar bem-estar, dinamizar a economia local sustentável, reduz o impacto ambiental do concelho no contexto global.

[ideia submetida]

xx

5. Nome: André Martinho Brito

Nome do projeto: Abrigos fotográficos

Ideia: Criar dois abrigos fotográficos para fotógrafos de natureza, nomeadamente de aves. Inclui construção de lago e zona de alimentação.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Médio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite proteger os bens da natureza, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

6. Nome: António Abrantes Dias (representação do Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Cabeça)

Nome do projeto: Cabeça Aldeia Natal

Ideia: Tornar a Aldeia de Cabeça num destino natalício e num polo de atração turística de Seia neste período (instalar iluminação pública, iluminar fachadas das casas particulares, promover o fogueirão de natal, organizar um mercado de natal, recriar ambiente sonoro nas ruas, concertos de natal, presépio humano, sessões fotográficas, etc.).

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Curto prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite promover a economia local, estimular consumo mais responsável.

[ideia submetida]

xx

7. Nome: Bert Ten Brinke

Nome do projeto: Plantar árvores especiais

Ideia: Com o objetivo simbólico de assinalar Seia como um concelho de futuro e da durabilidade, propõe-se plantar uma árvore (ex.: teixo) em cada freguesia, num local central, numa ação que decorre em simultâneo nos vários locais de modo estimular o sentido de identidade. Potencial de se tornar numa ação mediática que assinale Seia no mapa como um concelho consciente e responsável.

Parceiros a envolver*: Estabelecimentos de ensino, associações locais, Casa de Santa Isabel.

Enquadramento temporal: Curto prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite proteger os bens da natureza, boa governança (oportunidades de aumentar a satisfação dos residentes com o local e cidadania ativa).

[ideia submetida]

xx

8. Nome: Carlos Jeremias Pinto (representante do grupo)

Nome do projeto: Aldeia comunitária ‘Viver a Vida’

Ideia: A Aldeia comunitária ‘Viver a Vida’ é uma aldeia residencial para pessoas na idade da reforma, onde podem desenvolver atividades produtivas (agricultura, prestação de serviços…). Preconiza-se esta intervenção em Sandomil, pela sua localização estratégica, sendo intenção recuperar edifícios atuais. Esta aldeia seria gerida de modo que os residentes pagassem uma quota em função da sua atividade produtiva, rendimentos do agregado familiar, capacidade física e intelectual. A aldeia pode prestar serviços ao domicílio a outros idosos e comunidade, vender produtos agrícolas, acolher turistas (turismo rural). Promover-se-á o voluntariado e a investigação científica.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Longo prazo (a grande dimensão do projeto e a necessidade de recursos financeiros significativos torna este um projeto a implementar numa escala temporal necessariamente alargada).

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite promover a justiça social e o bem-estar dos cidadãos, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

9. Nome: Carlos Saraiva do Coito

Nome do projeto: Centro Agrícola de Seia

Ideia: No sentido de reanimar o setor agrícola é proposto criar um Centro Agrícola que, por um lado, oriente os agricultores locais quanto a práticas agrícolas mais ecológicas, mais rentáveis e mais adequadas ao contexto local e, por outro auxiliem esses agricultores a escoar as suas produções.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Longo prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite proteger os bens da natureza, promover a economia local (e fixar a população).

[ideia submetida]

xx

10. Nome: Cederico Alves Borges

Nome do projeto: Promoção do Azeite DOP

Ideia: Que o azeite da região seja encarado e potenciado para o desenvolvimento local sustentável. Pretende-se criar uma marca do azeite local DOP e um sistema de cooperação para a sua produção e distribuição (nomeadamente através de plataforma eletrónica) em mercados emergentes.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Médio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite proteger os bens da natureza, promover a economia local (atrair população) e a boa governança (redes de cooperação).

[ideia submetida]

xx

11. Nome: Daniel Rodrigues da Costa

Nome do projeto: Banco de Tempo

Ideia: Criar um Banco de Tempo onde os cidadãos do concelho possam intercambiar serviços entre si sem utilização de moeda oficial. Por exemplo, trocar um arranjo de costura por um serviço de preenchimento de declaração de IRS.  Tendo em atenção o período difícil para muitas pessoas este Banco do Tempo pode ser uma oportunidade acrescida.

Parceiros a envolver*: Banco do Tempo

Enquadramento temporal: Curto prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite promover a justiça social, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

12. Nome: David Figueiredo

Nome do projeto: Trilhos para atletas

Ideia: Criar roteiros de média e alta dificuldade vocacionados para atletas. Dinamizar atividades culturais complementares aos fins de semana, envolvendo operadores turísticos, restauração, Parque Natural, etc., seguindo o exemplo dos Green Tracks (Manteigas) e divulgar as atividades de verão.

Parceiros a envolver*: operadores turísticos, restauração, Parque Natural

Enquadramento temporal: Médio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite proteger os bens da natureza, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

13.Nome: Elisa Figueiredo (representante do grupo)

Nome do projeto: Valorização de plantas com potencial económico

Ideia: Estabelecer parceria com o CISE para desenvolver tecnologia e propagação de plantas in vitro, que permite valorizar espécies com potencial económico (agroflorestais e medicinais), através de garantia das qualidades genética e fitossanitária; manter banco de sementes com vista a conservação de espécies autóctones.

Parceiros a envolver*: CISE

Enquadramento temporal: Medio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite proteger os bens da natureza, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

14.Nome: Eunice Aires Gonçalves Pires

Nome do projeto: Espaço Comunitário

Ideia: Criação de um espaço comunitário com acesso a internet, máquina de costura, área de cozinha, livraria, exposições, espaço para organização de festas infantis, bar-café.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Curto ou médio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite promover a justiça social, bem-estar, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

15. Nome: Filipa Assopola Garcia (representante do grupo)

Nome do projeto: Associação Juvenil de Seia

Ideia: Criar uma associação juvenil no concelho que fomenta a mudança e a sustentabilidade através de campanhas de sensibilização, fins de semana na montanha, ateliers e oficinas pedagógicas, jornadas de empregabilidade, concursos, eventos comunitários, snowhostel temático, iniciativas de reflexão, etc…

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Curto prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Promover a boa governança e justiça social.

[ideia submetida]

xx

16. Nome: Gonçalo Moura Cabral

Nome do projeto: Oportunidades de trabalho à distância num mundo tecnológico

Ideia: Criar um ciclo de capacitação (casos de sucesso e ações de formação sobre tecnologias) relativo a oportunidades de trabalho à distância num mundo tecnológico, destinado a desempregados e ativos.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Médio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Promover a justiça social, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

17. Nome: Humberto Pais Pinto Martins

Nome do projeto: Cooperativa Agrícola

Ideia: Criar uma rede de trabalho entre e para os agricultores de Seia de modo a impulsionar a sua atividade.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Curto prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Promover a justiça social, promover a economia local, promover a boa governança.

[Ideia submetida]

xx

18. Nome: Joana Gaspar (representante do grupo)

Nome do projeto: Promoção da Senhora do Desterro

Ideia: Promover a Senhora do Desterro através de requalificação do caminho Senhora do Desterro – Cabeça da Velha; roteiro pelas capelas, melhoramento das praias fluvial e praia Dr. Pedro; realização de percursos pedestres; e criação de parque de campismo, parque de merendas, espaço para a prática de desportes radicais e outras infraestruturas (casas rurais, primeiros socorros, baby house, restaurante/bar).

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Longo prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite proteger os bens da natureza, promover a economia local

[ideia submetida]

xx

19. Nome: João Rodrigues Tilly

Nome do projeto: Projecto integrado de atractividade eco-turística

Ideia: O objetivo é atrair as famílias ao concelho e proporcionar-lhes experiências sensoriais (paisagísticas, gastronómicas, culturais) ao longo de todo o ano. Segmenta-se em três domínios: dar visibilidade ao concelho (estabelecer uma equipa de audiovisuais que crie imagens, filmes e conteúdos sobre o concelho e os dinamize através das redes sociais, sites, redes de restaurantes ‘serra da estrela’); criar o programa de oferta ecoturística autoguiada (a. visitas a museus e pontos de interesse turístico; b. percursos ecoturísticos como ‘água’ ou ‘culto); criar um programa de oferta turística com guia (por exemplo usar os ‘vai e vem’ e visitar as aldeias de montanha). Preconiza-se a criação de uma microempresa.

Parceiros a envolver*: Restaurantes ‘Serra da Estrela’

Enquadramento temporal: Médio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite valorizar o património local, promover a justiça social, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

20. Nome: José Moreira Ramires Amaral

Nome do projeto: Rotas turísticas

Ideia: Criar rotas de turismo diversificadas que incluem o património local, o comércio e a restauração local, acompanhadas por guias especializados.

Parceiros a envolver*: Restaurantes e comerciantes locais.

Enquadramento temporal: Médio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Promover a economia local, permite valorizar o património local.

[ideia submetida]

xx

21. Nome: José Bruçó Marques Mendes (representante do grupo)

Nome do projeto: Pacotes turísticos e oficinas de restauração

Ideia: Desenvolver pacotes turísticos que promovam oficinas na área da restauração (desenvolvimento de novos produtos, etc.) e visitas ao concelho.

Parceiros a envolver*: ESTH

Enquadramento temporal: Médio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite valorizar produtos locais, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

22. Nome: Luís Martinho

Nome do projeto: Reflorestar Senhora do Espinheiro

Ideia: Reflorestar com árvores diversas a encosta de Seia até à Senhora do Espinheiro de modo a valorizar a área para fins lúdicos e económicos a longo prazo.

Parceiros a envolver*: Proprietários da área envolvida

Enquadramento temporal: Curto e longo prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite proteger os bens da natureza, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

23. Nome: Márcio Gomes (representante do grupo)

Nome do projeto: Rede de percursos pedestres

Ideia: Requalificar e manter (assinalados) percursos pedestres, disponibilizar informação de base (geológica, faunística, florística, antropogénica e cultural) e guias especializados aos participantes.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Médio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite proteger os bens da natureza, valorizar património local, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

24. Nome: Maria Eugénia Cabrita Alves

Nome do projeto: Atelier de trabalhos manuais e terapias

Ideia: Disponibilizar um espaço constituído por uma: sala de trabalhos manuais, onde existem matérias-primas que os inscritos possam usar para criar produtos/obras; sala de terapia, espaço de meditação e desenvolvimento pessoal; e uma receção onde seriam vendidos dos materiais criados no atelier.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Médio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite promover a justiça social, bem-estar, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

25. Nome: Pedro Maltêz Amaral

Nome do projeto: Turismo Acessível para todos

Ideia: Fazer de Seia acessível a todos. Criar oferta de alojamento, restaurante e atividades para visitantes/turistas com mobilidade reduzida. Criação de empresa que alugue ou venda equipamento para pessoas que tenham estas necessidades.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Medio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite promover a justiça social, bem-estar, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

26. Nome: Rita Rodrigues Saraiva

Nome do projeto: Outra faceta da montanha

Ideia: Desenvolver uma oferta turística relacionada com o património arquitetónico/ histórico nos meses de primavera e verão e assim mostrar outra faceta das atividades a desenvolver na montanha.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Curto prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Promover a economia local, valorizar património local.

[ideia submetida]

xx

27. Nome: Rui Ribeiro

Nome do projeto: Recolha seletiva de resíduos

Ideia: Recolher seletivamente resíduos, usando contentores com identificação, e redução de taxas para aderentes ativos.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Curto prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Reduzir a produção de resíduos, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

28. Nome: Tiago Lopes

Nome do projeto: Recolha seletiva de resíduos de empresas

Ideia: Criar serviço que recolha seletivamente os resíduos junto de empresas, com alargamento para outras entidades e particulares.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Curto e médio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Reduzir a produção de resíduos, promover a economia local.

[ideia submetida]

xx

29. Nome: Tiago Saraiva da Silva

Nome do projeto: Espaço para a boa forma física

Ideia: Criar um espaço ao ar livre, com árvores e perto do estádio municipal, onde os praticantes pudessem fazer treinos mais eficientes e completos, seguindo circuitos ilustrados junto de diversos aparelhos de exercícios.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Médio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite promover a justiça social e bem-estar.

[ideia submetida]

xx

30. Nome: Verónica Nogueira

Nome do projeto: A Casa Amiga

Ideia: Criar serviço de proximidade a idosos que preste: companheirismo; acompanhamento a consultas; pequenos arranjos domésticos; familiarização a técnicas modernas, etc.

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Médio prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Permite promover a justiça social, bem-estar.

[ideia submetida]

xx

31. Nome: Vítor Roque

Nome do projeto: Linhas

Ideia: Pintar linhas nos passeios/ruas que conduzem os turistas até pontos de interesse turístico da cidade, onde existirá informação em cada local e um QRcode que possibilitará o acesso a mais informação (texto, vídeo, áudio, etc.).

Parceiros a envolver*:

Enquadramento temporal: Curto prazo

Relação com a sustentabilidade de Seia: Promover a economia local, valorizar património local.

[ideia submetida]

xx

Anúncios