Concurso

Seia, Comunidade Participativa

Para conhecer os resultados desta ação, consulte o relatório

Histórico:

A submissão das candidaturas foi até ao dia 3 de maio 2013.

De 14 de maio até ao dia do fórum (30 de maio 2013), a comunidade pude conhecer as ideias aqui para depois no forum votarem nas ideias que queriam ver implementadas em Seia. Para isso, só teriam de:

1. Conhecer as ideias que passaram à fase de votação popular – a partir do dia 14 de maio (aqui no blogue)

2. Participar no fórum – 30 de maio, 21h00, na Casa Municipal da Cultura de Seia

Consulte o Regulamento do concurso aqui

banner-seiaPorquê este desafio?

Seia necessita de iniciativas inovadoras que tornem o concelho mais dinâmico, mais atrativo, mais empreendedor, mais solidário e mais ecológico. O Estado da Sustentabilidade de Seia 2012 revela dimensões que necessitam de melhoria, mas esse progresso não depende somente da autarquia: passa também pelo envolvimento das organizações locais e dos cidadãos. Neste sentido o município, através da Agenda 21 Local, pretende fomentar a participação ativa da comunidade através do apoio à implementação de propostas criativas que potenciem e melhorem o concelho.

O que se pretende com este concurso?

O concurso é uma ação para revelar os empreendedores sociais do concelho de Seia. As duas melhores ideias propostas e votadas pela comunidade serão premiadas cada uma com 5.000 Euros para ajudar à sua concretização.

Quem pode participar?

O concurso está dirigido a empreendedores sociais, isto é, a pessoas que reconhecem problemas sociais e ambientais e tentam resolvê-los maximizando o capital social (as relações de confiança e respeito). As suas ferramentas são as inovações produtivas, as técnicas de gestão sustentável dos recursos naturais, a criatividade, a criação de laços entre empresas, administração e outras organizações e ainda o alargamento do “espaço público” dos cidadãos.

A participação pode ser a título individual ou coletivo (através de um representante do grupo). Podem concorrer todos os maiores de 16 anos que tenham uma ligação afetiva com o concelho de Seia: naturais, residentes, estudantes, trabalhadores ou visitantes frequentes.

Quando?

As ideias devem ser submetidas até dia 3 de maio de 2013.

Como fazer?

Para submeter a ideia os concorrentes devem preencher um formulário, existente neste blogue da Agenda 21 Local de Seia ou no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Seia. As páginas de Facebook da Agenda 21 Local e do Município de Seia acompanharão a iniciativa. As ideias apresentadas serão avaliadas previamente (tendo em conta os critérios de seleção) pela equipa de trabalho da Agenda 21 Local e debatidas num fórum com a comunidade a realizar no mês de maio. As duas ideias mais votadas pela comunidade nesse fórum terão apoio político, técnico e financeiro do Município de Seia para a sua concretização.

Quais os critérios de seleção da ideia?

Uma proposta bem-sucedida será aquela que melhor atenda aos critérios descritos abaixo:

  • Ideia a implementar no concelho de Seia.
  • Ideia inovadora, com  novas abordagens, ideias combinadas ou implementadas em novas formas.
  • Ideias que promovam a mudança e sustentabilidade e apresentem elevado potencial de criação de emprego e sua manutenção.
  • Ideias com objetivos concretos que valorizam um ou mais temas do Estado da Sustentabilidade de Seia 2012.

Qual o apoio garantido?

O Município de Seia apoiará as duas ideias mais votadas pelos participantes do fórum, sendo o valor máximo a atribuir no total de 5.000 Euros por proposta. A seguir ao fórum a organização reunirá com os concorrentes vencedores para apoiar o planeamento e implementação das ideias vencedoras.

Quaisquer esclarecimentos sobre o concurso, contactar agenda21seia@gmail.com ou diretamente na Câmara Municipal de Seia (Gabinete de Apoio à Presidência)