Jorge Brito

Apresentamos Jorge Brito, mais uma pessoa apostada no caminho para a sustentabilidade em que Seia está envolvida.

Onde trabalha?

Sou vereador da Câmara Municipal de Seia.

O que faz?

Sou vereador da Câmara Municipal onde sou responsável pelos pelouros do ambiente, do ordenamento do território, água e saneamento, urbanismo e financiamentos comunitários entre outros. Paralelamente estou a terminar o Doutoramento em Território, Risco e Políticas Públicas na Universidade de Coimbra, Aveiro e Lisboa.

Diga-nos uma coisa de que gosta muito e uma que detesta!

Aprecio a honestidade e a competência. Detesto a falsidade e a mentira.

Colabora na Agenda 21 Local de Seia (A21L) desde o início. Como explicaria aos Senenses o que é?

A A21L é um processo inclusivo que procura estimular a participação activa dos cidadãos do concelho no processo de desenvolvimento e crescimento do território. Ouvir as pessoas é fundamental. Estou consciente que os novos modelos de desenvolvimento terão na base processos inclusivos ao invés de decisões arbitrárias tomadas pelos topos das hierarquias.

Como acha que os Senenses podem colaborar?

Os munícipes deverão fazer-se ouvir. Dar opiniões, críticas e ideias nos fóruns e sítios criados para o efeito. Deverão promover a participação de outros. Deverão fazer parte da solução, do caminho para tornar o território mais sustentável, mais atractivo para quem vive aqui. Fazer de Seia uma referência e capitalizar os recursos únicos aqui existentes é uma tarefa de todos. Muitas vezes no meio das crises surgem oportunidades, por isso vamos criar essas oportunidades.