Processo

A Agenda 21 Local (A21L) é um processo social e político que pretende envolver toda a comunidade (instituições, grupos de interesse, cidadãos, etc.) na definição e implementação das estratégias e opções de qualificação e desenvolvimento local sustentável.

Em Seia, a metodologia de implementação do processo incluirá os seguintes objectivos gerais:

  • Dar a conhecer à população os Compromissos de Aalborg – compromissos concretos subscritos pela autarquia que visam tornar o concelho mais sustentável
  • Realizar uma primeira análise técnica e fortemente participativa do grau de cumprimento desses Compromissos.
  • Com base nessa análise garantir que a população define as prioridades, estabelece uma visão global e as metas a atingir enquanto município.
  • Iniciar a implementação de quatro projectos-piloto definidos com a comunidade e elaborar um “Plano de Acção Prático para a Sustentabilidade de Seia” e o respectivo Plano de Monitorização, que serão trabalhados e validados publicamente pelos senenses.

Ao longo destas fases são desenvolvidas várias actividades de sensibilização, informação e formação, envolvimento, promoção de boas práticas, etc., que dão corpo à A21L, fazendo com que deixe de ser um “projecto” e se torne na “forma mais natural de estar”.

Fases de implementação do processo de A21L

Anúncios