Agenda 21 de Seia

A A21L de Seia surge da determinação de envolver a comunidade Senense na identificação e interiorização do desenvolvimento sustentável desejado para o concelho, garantindo assim a protecção e valorização dos recursos naturais em sintonia e compatibilidade com a satisfação das necessidades da população.

Em 2006 o município de Seia começou por assinar os Compromissos de Aalborg, o que significa em traços largos “Pensar globalmente e agir localmente.” A decisão para a elaboração da A21L foi tomada em reunião de Câmara em 19 de Março de 2008.

A implementação do processo de Agenda 21 Local em Seia tornou-se viável através de uma candidatura ao [Eixo IV – Protecção e Valorização Ambiental do Programa Operacional Regional do Centro o MAISCENTRO, efectuada [em Maio de 2009] cujo Contrato de Financiamento foi assinado em Julho de 2010.

A Câmara Municipal de Seia é pois o promotor da Agenda 21 Local do concelho, apoiando-se numa equipa técnica da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. O projecto é co-financiado pelo QREN, Programa Mais Centro e União Europeia.