Vivências D’Aldeia

Serões e Vivências D’Aldeia Associado ao plano de animação da Rede de Aldeias de Montanha, Alvoco da Serra, Sabugueiro e Valezim vão acolher, durante o mês de junho, serões e vivências d’aldeia, iniciativas que apelam ao encontro com a natureza e com a identidade das comunidades locais.

A primeira Vivência D’Aldeia vai ter lugar no dia 7 de junho, data em que se assinala o dia da freguesia do Sabugueiro, e integra uma caminhada à serra, num percurso de 10 km. De denominação fácil, o itinerário tem início às 8:45h nas Penhas Douradas e termina no ringue desportivo do Sabugueiro. A participação no percurso é gratuita e inclui transporte e almoço, disponibilizado pela Junta de Freguesia.

No dia 9 de junho, Alvoco da Serra recebe a 8ª edição da Caminhada do Lampião, este ano com um percurso pedestre alusivo ao Giro da Água. Os caminhantes reúnem-se na Sociedade Recreativa de Alvoco da Serra, às 22h, percorrendo posteriormente o percurso, de 6 km, que noutros tempos as gentes da freguesia de Alvoco da Serra trilhavam regularmente, tendo como única companhia a ténue luz do lampião. No final da caminhada será servido Porco no Espeto e Caldo Verde. A participação neste Serão D’Aldeia tem o custo de 5€ e é promovido em parceria com a Junta de Freguesia, a Sociedade Recreativa de Alvoco da Serra e a Liga dos Amigos da Freguesia de Alvoco da Serra (LAFAS).

Na procura de mostrar e viver a experiência de ser pastor decorre em Valezim, no dia 30 de junho, a Vivência “PasTOUR”, que consiste numa experiência de um dia como pastor. Nesta aventura será recriado o percurso dos pastores que se deslocavam com os seus rebanhos para as montanhas em busca de pastagens, bem como todas as atividades que a ela se encontram associadas desde os percursos com os rebanhos na montanha, até à experiência da feitura do queijo. A participação nesta vivência tem o custo de 25€, com almoço, e está limitada a 15 participantes. Os serões e as vivências d´aldeia são exemplo do trabalho desenvolvido pelo Município de Seia em favor da identidade das populações, com base na riqueza e autenticidade das suas tradições, artes e ofícios, enquanto capacidade dos territórios se diferenciarem como destinos turísticos.

Informações adicionais e inscrições: Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha (e- mail: centrodinamizador@aldeiasdemontanha.pt / 238 310 230).

 (Fonte: Gabinete de Comunicação e Informação, CM de Seia)

Anúncios

Posted on 31/05/2012, in Agenda, Notícias. Bookmark the permalink. Comentários Desativados em Vivências D’Aldeia.

Os comentários estão fechados.