Seia vai receber 1ª feira de turismo

A Câmara Municipal de Seia, o Núcleo Empresarial da Região da Guarda (NERGA), Delegação de Seia / Gouveia, a Associação Empresarial da Serra da Estrela (AESE) e a Associação de Artesãos da Serra da Estrela (AASE) apresentaram na semana passada, dia 12 de abril, a Bolsa de Turismo de Seia – BTSeia, certame focalizado na oferta turística. A primeira Feira de Turismo do concelho de Seia vai decorrer no Parque Municipal de Seia, no Gimnodesportivo Municipal 1 e espaço circundante, de 27 a 29 julho.

Este certame representa a mudança de estratégia de promoção das atividades do concelho, até então fomentado com a Fiagris – Feira Industrial, Comercial e Agrícola de Seia, cuja última edição decorreu em 2010. Como explicou o Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, “vivemos momentos que não são convergentes com o modelo da feira, que no nosso entendimento está nitidamente esgotado, com fraco retorno, face ao investimento levado a cabo. Em tempos em que se exige de grande rigor financeiro não são compatíveis com este tipo de situação”. Assim, repensam-se as estratégias, abrindo caminho a novas oportunidades, condições para investimento e de emprego. Com forte representação na região, o turismo assume-se de fato como o motor de impulso para a economia local. Sobre este prisma, “o desenvolvimento e crescimento deste território é feito na base deste, na valorização do território e das pessoas, em comunhão com a comunidade, e a prova disso é o congregar de esforços entre a Câmara, a AESE, AASE e Nerga – Delegação de Seia / Gouveia”, adiantou o autarca.

Assim, a BTSeia procura ser um espaço privilegiado para intensificar o potencial do setor turístico, tendo na sua génese a promoção, divulgação e desenvolvimento do Turismo na Região da Serra da Estrela, particularmente das dinâmicas locais associadas ao Turismo, Hotelaria e Restauração, Artesanato e Produtos Endógenos. Para além da promoção das atividades turísticas e de lazer, pretende ainda evidenciar tendências e boas práticas, conciliando interesses públicos e privados.

Para João Alves, do Nerga – Delegação Seia / Gouveia, “o turismo na serra da Estrela é um setor com dinamismo e continua a ser o que nos diferencia no país. Detemos particularidades únicas que é preciso mostrar, que vão além do cenário de neve.” Acrescenta que “é necessário valorizar a nossa interioridade e o valor que ela tem por isso mesmo. Este evento pode ser um polo de demostração desta riqueza, dando visibilidade aos agentes que estão no terreno, permitindo-lhes que exponham o que melhor se faz”.

João Mário Amaral, Presidente da AASE, considera que o turismo é um “setor estratégico para o território. A AASE vê na BTSeia uma oportunidade de dar alento a um conjunto de pessoas neste setor que cria riqueza, materializando a sua cultura, que permite criar uma imagem excelente da serra da Estrela e da Beira Interior. Fundamentalmente vamos trabalhar para as pessoas que investem no nosso território.”

Para Pedro Sousa, da AESE, o assumir da BTSeia “é o resultado de um trabalho debatido há muito tempo entre os intervenientes. Trata-se de uma região onde as indústrias são diminutas e que em termos empresariais, as existentes, estão ligadas à questão do turismo, do artesanato e dos produtos regionais. Foi fácil perceber e chegar a este objetivo comum, em vez de se investir numa área muito vasta, como no anterior evento, mais vale focalizar na questão do turismo e assim potenciar a nossa região.”

(Fonte: Gabinete de Comunicação e Informação, CM de Seia)

Posted on 29/04/2012, in Agenda. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Os comentários estão fechados.