Seia Acessível a Todos

A Câmara Municipal de Seia deu início, durante o mês de fevereiro, a um conjunto de ações de formação junto de professores do concelho, conducentes à implementação do programa “Seia Acessível a Todos”.

Promovido no âmbito do Plano de Soluções Integradas de Acessibilidades para Todos, o programa financiado pelo programa RAMPA- Regime de Apoio aos Municípios para Acessibilidade prevê a realização de ações de sensibilização junto da comunidade, tendo em vista a eliminação de barreiras arquitetónicas, que resultará no incremento da qualidade de vida dos residentes e visitantes, no que toca à mobilidade em espaço urbano.

Nesta fase inicial, a formação abrangeu 94 professores, do ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos, e teve como base de discussão as acessibilidades – Conhecimentos e Experiências, tendo sido ministrada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Neste âmbito, encontram-se programadas outras ações, nomeadamente “ Conceitos de Acessibilidade e Design Universal” e “ Cláusulas de Design for All e Acessibilidade nos processos de contratação pública (Acessibilidade e Contratação Pública)”. Estas ações estão previstas para o mês de março e destinam-se a técnicos Municipais responsáveis pelos licenciamentos municipais, fiscalização de obras, compras públicas, comunicação, técnicos e responsáveis políticos nas áreas do urbanismo e obras públicas. As ações de formação têm como principal objectivo sensibilizar, informar professores, alunos, encarregados de educação e técnicos municipais para as questões relacionadas com a Acessibilidade, Mobilidade e Diversidade Humana no séc XXI. Também em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, iniciou-se um projeto de investigação que tem por objetivo global a promoção da participação cívica e da inclusão efetiva dos cidadãos do município de Seia neste processo.

O Município de Seia faz parte integrante da fundação Design for All que promove a pesquisa e disseminação de boas práticas e comportamentos no que á mobilidade diz respeito.

Posted on 04/03/2012, in Agenda, Notícias. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Os comentários estão fechados.