Novo Mercado Seia

Antes de visitar, faça parte dele!

O NOVO MERCADO DE SEIA – que é?

Em primeiro lugar, o que não é! O novo mercado de Seia é um novo espaço físico que vai nascer na cidade e que nada tem a ver com o mercado municipal existente. O novo mercado de Seia é acima de tudo uma iniciativa local que pretende entregar a cidade aos cidadãos: literalmente. O seu objectivo, é o de proporcionar um espaço físico, real, com oportunidades reais, para que todos os cidadãos, de qualquer idade, de forma individual ou colectiva, possam participar na dinamização da cidade, com o seus projectos, iniciativas, e acções, por mais simples que estas possam ser.

Cedido pela autarquia e localizado no centro da cidade, o novo mercado de Seia é, à semelhança de qualquer outro mercado, um espaço físico, com bancas e espaços para expor, mostrar, trocar ou vender eco-talentos, os seus eco-talentos.

O novo mercado de Seia procura eco-talentos, o seu.

Se tem roupa em casa que já não usa e gostaria de trocar. Se tem objectos antigos  que gostaria de vender. Se tem uma receita própria para um bolo que gostaria de dar a provar, ou se constrói abajures a partir de garrafas plásticas recicladas ou brincos a partir de caricas, que gostaria de mostrar, então tem um eco-talento, e há uma banca para si no novo mercado de Seia.

No novo mercado de Seia procuramos eco-talentos. E tudo pode ser um eco-talento! Seja um passatempo, um projecto, um produto, uma arte, uma acção, desde que possa ser vendida, mostrada, trocada ou partilhada! O que importa, o que faz com que tenha um “talento”, é que tenha vontade de participar na cidade, desejo de mostrar o que sabe fazer bem, e motivação para ser um cidadão activo. Mas, fazemos uma simples exigência: para poder ser considerado um eco-talento, as acções têm de utilizar racionalmente os recursos locais, promover a igualdade de oportunidades ou atenuar o nosso impacto no Planeta. No fundo, as iniciativas têm de promover o equilíbrio social, económico e ambiental na nossa sociedade.

Ainda não sei se percebi bem. Preciso de exemplos de Eco-Talentos!

Pode ser algo tão simples como uma fatia de bolo vendida numa das bancas do Mercado, desde que feita com produtos locais, ou peças de artesanato feitas através de materiais reutilizados ou ainda a promoção de um percurso de bicicleta pela cidade. Recorda-se das antigas feiras de velharias, ou mesmo a feira da ladra onde trocava ou vendia peças que tinha em casa e que já não usava? Pois então, isso também conta como eco-talento pois está a promover o consumo racional, a reutilização.

Se tiver dúvidas sobre o seu talento não deixe de se candidatar pois alguém irá fazer a apreciação da sua candidatura e avaliar se é possível enquadrar-se no espírito deste projecto ou não.

Já agora, porque surgiu esta iniciativa?

Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Seia, no âmbito do processo de Agenda 21 Local (A21L) que está a ser implementado desde Outubro de 2010. Este processo está ainda a dar os primeiros passos e certamente vai ouvir cada vez mais falar dele. Mas de uma forma simples a A21L Seia mais não é do que um projecto que visa a obtenção do equilíbrio, da sustentabilidade das regiões e da vida humana. É um compromisso internacional, assumido pela autarquia, onde esta se compromete a assegurar que o nosso actual modo de vida, em Seia, não compromete o futuro das próximas gerações do nosso concelho, quer em termos de recursos naturais, quer em termos de qualidade de vida, quer em termos económicos, culturais ou sociais.

Porque devo participar?

Em primeiro lugar porque é de Seia ou vive em Seia. Em segundo, porque, e tal como dissemos previamente, o dinamismo das cidades reside nos seus habitantes. E por último, porque esta é a oportunidade de fazer algo, de efectivamente participar em algo, de mudar algo.

É simples. É grátis. E funciona como todos quisermos.

A grande meta desta iniciativa é a de gerar um movimento comum, local e contínuo. Pelo que o novo mercado de Seia e, à semelhança de um mercado comum, terá um horário. Na fase de arranque o novo mercado de Seia deverá funcionar regularmente um sábado por mês, em horário ainda a definir. Em termos de participação, não existem custos associados, pelo que ter uma banca no mercado é totalmente gratuito e acessível a qualquer pessoa, que terá ao seu dispor periodicamente um local coberto com água e luz.

Muito bem, quero participar! Como faço?

O primeiro passo é algo tão simples como preencher esta ficha de candidatura.

Se preferir pode imprimir aqui a ficha e enviar depois por email (novomercadoseia@gmail.com) ou ainda entrega-la em mãos na C. M. Seia no Gabinete de Apoio à Presidência.

Não se esqueça, a autarquia dá o espaço decorado, a luz, a água e até a divulgação, mas o eco-talento tem de ser seu!

Candidatei-me, e agora?

Não se preocupe, a equipa de gestão do novo mercado de seia certamente falará consigo. Se não falar entre em contacto connosco!

Numa primeira instância (até final de Janeiro 2011) pretende-se criar uma base de dados de actividades que os senenses se propõem fazer para posteriormente programar e calendarizar a dinamização do espaço, assim como ajustar a sua própria configuração à criatividade demonstrada pelas candidaturas. Entretanto e após esta fase e com o contributo de entidades envolvidas no processo será desenhada a rotatividade da exploração dos espaços, serão realizados contactos com as pessoas ou colectividades que se candidataram, no sentido de estreitarmos a participação e seus moldes. Qualquer dúvida, sugestão, esclarecimento que necessite, contacte-nos e visite o sítio da A21L Seia: www.agenda21seia.wordpress.com.

O novo mercado de Seia está também no Facebook, aliás esta será uma ferramenta importante desta iniciativa. Comece já por se tornar fã, aqui.

Se achar que não tem um eco-talento ou não quer explorar um espaço mas gostava de participar nesta iniciativa, pode fazê-lo. Como qualquer projecto participativo todas as ideias contam, todos os projectos são válidos e, como todos teremos um interesse comum: dinamizar a cidade de Seia, certamente encontraremos um lugar para si! Desde a dinamização do espaço, a gestão das actividades, a sua promoção…

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 42 outros seguidores